Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vereadora quer combater fake news na Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vereadora quer combater fake news na Câmara de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Vereadora quer combater fake news na Câmara de Caxias

Denise Pessôa protocolou projeto para incluir tema no Código de Ética Parlamentar

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A vereadora Denise Pessôa (PT) pretende incluir no Código de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Caxias do Sul a necessidade de se combater a elaboração e a disseminação de notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news. O projeto de resolução foi protocolado nesta terça-feira (16).

A alteração proposta pela parlamentar pretende estabelecer o combate de notícias falsas como um dos deveres do vereador, e responsabilizar aqueles que não a cumprirem por conduta incompatível com o decoro parlamentar.

O documento tem como base principal o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, que tem como objetivo a criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, visando a criminalização das fake news no país.

Tribuna Livre

Denise também protocolou nesta quarta (17), ofício solicitando ao presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez (PTB), que considere o retorno da Tribuna Livre nas sessões remotas. O espaço foi prejudicado pela covid-19, pois o Legislativo proíbe a participação do público externo nas sessões plenárias enquanto durar a pandemia do coronavírus.

A parlamentar defende que, com as sessões ocorrendo de forma remota, o espaço pode ser retomado via videoconferência.

A Tribuna Livre é uma oportunidade para a população levar temas importantes da sociedade ao plenário por meio de clubes de prestação de serviço, entidades beneficentes, culturais, desportivas, sociais, religiosas e classistas; fundações; associações; e órgãos públicos do município.

Leia também:
Vereadores defendem o tratamento precoce nas UBSs e UPAs de Caxias do Sul
Em nota, parlamentares do PT criticam manifestação de colega contra vereadora mais jovem de Caxias
Codeca tem prejuízo acumulado de R$ 29,7 milhões em cinco anos

Nova concessão do transporte coletivo de Caxias fixa tarifa máxima de R$ 4,75

Tags:

Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul projeto de resolução fake news Código de Ética Parlamentar Caxias do Sul